022022-tamaracastelo-6529.jpg

O que ajudamos a tratar

Menopausa.png

Menopausa

A Menopausa é definida por ser a última menstruação da mulher.

É uma fase de mudança, que nem sempre é fácil, e são muitas as mulheres que têm dificuldade em aceitar as mudanças que ocorrem.
A Medicina Tradicional Chinesa através de tratamento e técnicas naturais como a alteração da alimentação, fitoterapia e acupuntura, pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa e a melhorar a qualidade de vida da mulher

Mooncup

Ciclo Natural

São muitas as dúvidas sobre o tema da contraceção natural, sobre as mudanças que o corpo sofre quando deixamos de tomar a pílula e como podemos compensar e regular o nosso organismo, de forma natural.
A consulta de Contraceção Hormonal, realizada pela Drª. Catarina André em Lisboa e pela Drª. Mafalda Soares no Porto , é uma consulta orientada para ajudar a mulher a utilizar técnicas e ferramentas naturais para poder compreender as fases do ciclo, ajudando a desintoxicar o corpo das hormonas do anticoncecional, presentes no organismo.

Abraçando um travesseiro

Vaginismo

O vaginismo é definido como sendo uma contração involuntária dos músculos do pavimento pélvico da mulher, que devido à dor dificulta ou não permite mesmo, a penetração vaginal íntima, a inserção de absorventes íntimos e a realização de alguns exames médicos de rotina.

As suas causas são variáveis (emocionais, psicológicas, físicas), mas quando o vaginismo existe desde sempre a probabilidade de a sua causa ser emocional é bastante mais elevada.

O nosso corpo tem memória e muita dela é inconsciente, por isso é importante ensinarmos o corpo a relaxar e a adquirir novas memórias mais tranquilas e prazerosas e libertar/desbloquear as emoções e memórias dolorosas que foram ficando acumuladas dentro de nós.

A nossa sexualidade deve ser vivida com prazer, harmonia e livre de dores ou desconfortos.

Image by Jannes Jacobs

Candidíase Vaginal

A candidíase é provocada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans. É um fungo que está presente na nossa pele e no nosso trato digestivo, de uma forma saudável ao longo da nossa vida, mas que em condições anormais, pode proliferar criando um extremo desconforto.
O desconforto causado, pode passar por sintomas como, comichão vaginal, ardor e vermelhão vaginal, ardor ao urinar e dor na relação sexual.
Fatores que podem causar o crescimento deste fungo:

- a toma de antibióticos ou corticoides em excesso;

- hábitos alimentares desadequados;

- níveis altos de stress e ansiedade;

- valores elevados de estrogénio;

- higiene íntima realizada de forma incorreta;

Importante estar atenta aos sintomas para que possa prevenir a proliferação deste fungo, tão comum, na saúde íntima feminina.

Image by Oleg Ivanov

Infeção Urinária Recorrente

A maioria das infeções urinárias é causada por bactérias do intestino que chegam ao trato urinário, sendo extremamente importante termos também atenção à nossa higiene íntima. Existem vários fatores de risco associados, sendo a anatomia física um dos principais motivos.
Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e de acordo com a zona do trato urinário afetada, podem variar entre ardor ao urinar, urina escassa ou/e em pingos, urina com cheiro forte, entre outros.

Image by Anthony Tran

Falta de Líbido

A falta de líbido pode estar relacionada com o cansaço emocional, mental ou físico. É
considerado falta de líbido um período sem predisposição para ter relações sexuais que a
própria pessoa considera um período anormal.
A Líbido é energia, portanto fatores como excesso de trabalho, fadiga, frustração emocional, saúde mental, entre outros, podem causar a diminuição do apetite sexual.
Na Medicina Tradicional Chinesa, após diagnóstico e avaliação, os tratamentos consistem na aplicação de métodos e técnicas, tais como, a fisioterapia pélvica, respirações pélvicas, comunicação com o parceiro/a, vaporizações uterinas e ainda através de mudanças alimentares, fitoterapia e suplementação.

Dor de estômago

Dores Menstruais

As dores menstruais são uma das queixas mais comuns nas mulheres e desde cedo que é preciso compreender que o que causa dor não é normal e não deve ser desvalorizdo.

Na Medicina Tradicional Chinesa, estes desconfortos podem ter a sua causa em diferentes fatores mas no entanto, a estagnação do organismo é a causa principal.
Existem duas hormonas importantes no ciclo menstrual: o estrogénio e a progesterona.

A concentração baixa de estrogénio nos dias antecedentes à menstruação influencia os sintomas emocionais.
Com a mudança de hábitos alimentares, suplementação, técnicas de respiração e de
alongamentos feitos com regularidade, pode ajudar a prevenir e a aliviar os sintomas pré-menstruais.