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Queda de cabelo - causas, prevenção e tratamento


A queda de cabelo é um tema que preocupa tanto os homens como as mulheres e em alguns casos, pode afetar a autoestima e a auto-confiança.


Esta queda pode ter origem em diversas causas. Pode ser só um período de mais stress, pode ser devido a uma alimentação pobre em vitaminas e nutrientes, pode ser devido a alterações hormonais ... É importante descobrir a sua origem para ser tratado corretamente.


O processo de queda é, também, um processo normal do nosso cabelo, particularmente em algumas alturas específicas do ano, mas quando caem mais de 100 fios de cabelo por dia, é um alerta de que algo está a provocar esta queda.


Durante o Inverno, devido às horas mais noturnas, é potencializada a produção de melatonina o que vai prevenir a queda de cabelo durante o verão, mas factores como a transpiração e a luz solar direta durante os meses mais quentes do ano, podem influenciar a queda de cabelo e consequentemente, acelerar a fase de crescimento do novo cabelo no folículo.

Nada melhor do que compreendermos as 3 fases do ciclo de vida de um fio de cabelo.



As três fases do ciclo de vida de um fio de cabelo



Apesar de cada fio de cabelo possuir o seu próprio controlo, todos passam por 3 fases:


Anágena - período de crescimento do cabelo

Uma fase que dura entre 2 a 8 anos - varia de pessoa para pessoa.


Catágena - período de transição

Sem um fornecimento de nutrientes, a raiz do cabelo existente encolhe, criando o espaço necessário para o crescimento do novo cabelo dentro do folículo. É neste período que ocorre a queda.


Telógena - período de regeneração

Um novo fio começa a crescer, empurrando o antigo para fora do folículo que, eventualmente, acaba por cair naturalmente com hábitos diários que temos com o cabelo;


São os vasos sanguíneos que “alimentam” o cabelo presente no folículo, proporcionando-lhe os nutrientes necessários para crescer mas quando não existem nutrientes a raíz do cabelo encolhe para ajudar ao crescimento de um novo cabelo dentro do folículo.



O que pode causar a queda de cabelo?


  • Condições hormonais

As alterações hormonais são uma das causas mais comuns, isto porque o nosso corpo está em constante mudança ao longo da nossa vida devido a inúmeros fatores. Por exemplo, deixar ou trocar de pílula, a fase da adolescência, o período de gestação, fase de amamentação, a toma de medicamentos, falta ou excesso de suplementação, entre tantos outros.


*Suplementação:

Bilberry

Biotina 5000

Gentle Iron

Inositol

Isoflavonas

Óleo de Onagra

Zinco


  • Condições Nutricionais

A carência de nutrientes é uma das principais causas da queda de cabelo. Também uma alimentação pobre em vitaminas é um dos factores decisivos para a saúde capilar.


*Suplementação:

Female Multiple

Biotina 5000

Gentle Iron

Zinco


  • Dermatites

As dermatites são inflamações que, quando ocorrem no couro cabeludo, podem provocar a queda de cabelo. Podem ser dermatites de origem genética ou desencadeadas por outros fatores como alergias, excesso de stress, doenças auto-imunes (Psoríase, Tiroidite de Hashimoto, ...).


Mezinhas caseiras:


1. O Vinagre de cidra, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antisépticas, equilibra o Ph do couro cabeludo:

Coloque o vinagre de cidra num borrifador e borrife o seu couro de cabeludo, três vezes por semana, antes de ir dormir. Deixe atuar durante a noite;


2. O alecrim é rico em ácidos antioxidantes que ajudam o cabelo a manter-se saudável e sem oleosidade.

Numa panela coloque água ferver e o alecrim. Deixe ferver durante cinco minutos e reserve.

Quando a água estiver morna, coe e coloque dentro de um borrifador.

Borrife o couro cabeludo e deixe atuar.


  • Excesso de Stress

O stress é, de facto, um verdadeiro impulsionador para ocorrer a queda de cabelo. Isto pode acontecer devido a um choque emocional que, como consequência, pode alterar as fases do ciclo e desta forma, provocar a queda. Em alguns casos, pode não ser a causa principal mas um fator predominante.


*Suplementação:

Gaba

5 HTP

Ashwagandha

Biotina 5000

Gentle Iron

Zinco



  • Menopausa

O colagénio é essencial para manter o nosso cabelo saudável. Devido à diminuição de produção de estrogénio pelos ovários nesta fase, os níveis de colagénio diminuem drasticamente e a queda de cabelo durante este período é um sinal de alerta para reequilibrar os níveis de colagénio no organismo.


*Suplementação:

Biotina 5000

Botanic Female Complex

Gentle Iron

Hawa Aging

Resveratrol

Zinco


  • Anemia

A queda acentuada de cabelo, aliada a outros sintomas como o cansaço extremo e a palidez, pode ser um alerta de que o seu corpo está com falta de ferro.


Alimentação:

Carnes Vermelhas, Avelãs, Nozes, Agrião, Brócolos, Couve-flor, Espinafres, Beterraba, Feijão preto, Soja, Lentilhas, Tofu, Frutas ricas em vitamina C (...);


*Suplementação:

Biotina 5000

Calcium Magnesium

Gentle Iron

Vitamina C

Zinc


  • Diminuição de vitamina B12

Um dos sintomas mais comuns de baixos níveis de vitamina B12 é a queda de cabelo, pois as vitaminas do complexo B são fundamentais para a saúde capilar. Podemos manter os níveis adequados de vitamina B12 através de alguns alimentos mas quando isso não acontece, é essencial tomar suplementação.


Alimentos com Vitamina B12:

Salmão, Atum, Frango, Carne de Vaca, Sardinhas, Ovos, Leites não lácteos - bebida de aveia, de amêndoas ou de soja (...);


*Suplementação:

Biotina 5000

Gentle Iron

Homocysteine Modulators

Zinco



  • Hipotiroidismo

Quando a nossa tiroide não está a funcionar corretamente, deixam de produzir ou produzem em menor quantidade algumas hormonas fundamentais ao bom funcionamento do nosso organismo e neste caso, hormonas fundamentais para manterem o cabelo saudável.


Suplementação:

Biotina 5000

Gentle Iron

Herbal Female Complex

Selenium

Zinco


  • Intolerâncias alimentares

Ao darmos ao nosso corpo, particularmente ao nosso intestino, alimentos que o agridem vamos provocar uma inflamação intestinal. Quando o nosso intestino está "doente"ou seja inflamado, não tem capacidade suficiente para absorver todos os nutrientes essenciais e necessários para uma boa saúde capilar.


*Suplementação:

Biotina 5000

Gentle Iron

Zinco


  • COVID 19

Ainda não existem evidências científicas mas são inúmeras as queixas de pacientes que foram infectados com a COVID 19 e que relatam a intensa queda de cabelo como um sintoma pós-infeção. Isto pode estar ligado ao stress que a pessoa viveu durante o tempo em que esteve infectado ou durante a fase pandémica.


*Suplementação:

Biotina 5000

Gentle Iron

Selenium

Zinco



* Nota:

A suplementação acima indicada, não deve ser tomada sem aconselhamento e sem acompanhamento profissional pois todos os casos são diferentes.

Nunca exceder a dosagem diária (1 cápsula/comprimido por dia).




Será MITO ou VERDADE?


Quanto maior oleosidade, maior a queda de cabelo. - Verdade

A oleosidade excessiva é uma das causas principais da queda de cabelo. Isto acontece porque a oleosidade entope os poros e consequentemente danifica os fios, deixando-os mais propensos à quebra e à queda.Utilize um bom champô para purificar e hidratar o couro cabeludo.


Apenas os homens sofrem de calvície. - Mito

Tanto os homens como as mulheres podem sofrer de calvície, apesar desta doença se manifestar de diferente forma em ambos os casos.


Utilizar o cabelo preso (rabo de cavelo/coque) potencializa a queda de cabelo. - Verdade

Sim, o cabelo amarrado estimula a perda de fios de cabelo e aumenta a queda principalmente na zona frontal. Tal como o nosso corpo e a nossa mente, o cabelo também precisa do seu relaxamento. Alguns acessórios para prender os cabelos, como por exemplo os elásticos, exercem uma grande pressão sobre os fios e por isso acabam por parti-los. Evite prender o cabelo mas se o prender que seja de forma suave para evitar danos.

Aposte em tranças soltas.


Secar o cabelo com secador, acentua a queda. - Verdade

O uso frequente do secador pode prejudicar a saúde do cabelo, devido ao excesso de calor direto ao qual está exposto. Evite utilizar as placas alisadoras que provocam danos irreparáveis aos seus fios.

O melhor conselho é que deixe o seu cabelo secar naturalmente.


O cabelo cai mais no Verão. - Mito

O cabelo cai mais no Outono e na Primavera. O crescimento e a queda do cabelo, que resultam da oscilação entre as várias fases do ciclo de cada folículo, são influenciados pela exposição à luz solar.


O stress, devido ao cortisol, aumenta a queda. - Verdade

Quanto mais elevado o nível de cortisol, maior é a quantidade de testosterona livre que existe no metabolismo e isso acentua a queda de cabelo.


Cortar as pontas, faz crescer o cabelo. - Mito

Cortar o cabelo não vai ajudar a que o cabelo cresça mais rápido mas apenas ajuda o cabelo a manter uma aparência bonita e saudável.



Como podemos ajudar na Clínica Tâmara Castelo?

Microagulhamento e Acupuntura


Na Medicina Tradicional Chinesa, a força e a vitalidade dos cabelos estão ligadas ao sangue e à energia de alguns órgãos como o rim o pulmão e o fígado.

Através de acupuntura e microagulhamento é possível prevenir e ajudar a travar a queda de cabelo.

Através da colocação das agulhas em pontos específicos do corpo e no couro cabeludo, vamos ajudar a melhorar a saúde dos folicúlos e estimular o crescimento do cabelo, através da produção de colagénio e do reequilibro do seu fluxo sanguíneo e de energia.





Técnicas para ajudar na prevenção da queda de cabelo


1. Escovagem

É fundamental escovar o seu cabelo, todos os dias, para estimular e ativar a circulação sanguínea no couro cabeludo para ajudar a fortalecer os novos fios de cabelo.

Pode ser uma tarefa difícil para quem tem cabelos encaracolados mas vai fazer toda a diferença. Utilize um pente de madeira, de dentes largos, e escove energeticamente o couro cabeludo.


2. Técnica Hair Pulling com Óleo essencial de Argão

Não é novidade que o óleo de argão tem propriedades muito benéficas para a saúde da pele e do cabelo. Rico em antioxidantes e Vitamina E, contém também altos níveis de ácidos gordos, como o ácido linoleico que é anti-inflamatório e ácido oleico, que protege o couro cabeludo e o cabelo, proporcionando uma hidratação profunda.

Coloque algumas gotas de óleo de argão na ponta dos seus dedos e massage o couro cabeludo. Ao mesmo tempo que massaja o escalpe, vá puxando, de forma suave, os cabelos como se tivesse a dar-lhes algum volume. Este simples movimento, vai estimular a circulação e através do óleo de argão, garantir um cabelo forte, saudável e com brilho.


3. Mézinha de Hidratação

Todos os dias, o nosso cabelo está exposto a inúmeras agressões.

É importante cuidar dele e nutri-lo para garantirmos a sua hidratação.

Numa taça coloque:

5 c.de sopa de óleo de coco

100 ml de leite de coco

5 c. de sopa de mel

10 gotas de óleo essencial de lavanda

Misture todos os ingredientes muito bem, aplique no cabelo seco e deixe atual por alguns minutos.

Passe por água e lave muito bem comum champô biológico, orgânico e livre de sal.

Faça esta máscara , pelo menos, uma vez por semana.



Sugestões de produtos para a prevenção da queda de cabelo

Todos os produtos que utilizamos no nosso cabelo vão surtir efeitos benéficos ou consequências prejudiciais.

É fundamental compreender a origem dos produtos para perceber se está a cuidar bem do seu cabelo e se está a nutri-lo de forma correta.

A leitura dos rótulos é fundamental para excluir produtos com elevados níveis tóxicos.

Em baixo, algumas sugestões da Dra. Tâmara Castelo:


Sérum para revitalizar os folículos capilares e o escalpe.

Less is More - Sérum com fitonutrientes e cafeína


Sérum com fitonutrientes

Less is More - Sérum com fitonutrientes


Óleo de Argão, 100% óleo vegetal biológico obtido por extração a frio, para técnica de Hair Pulling

Unii Óleo de Argão


Champô com vitaminas e bio-polímeros para hidratação

Mádara - Grow Shampoo


Champô sem sulfatos

Cosylis com Aloé Vera Biológica


Champô Sólido

Unii - Champô Sólido Escalpes Sensíveis


*Para todos estes produtos adquiridos na Organii pode utilizar o nosso código de desconto:

tamara5



Alimentos que podem ajudar na prevenção da queda de cabelo


Fontes de Ácido Fólico:

Espinafres, Rúculas, Acelga, Agrião


Fontes de Biotina:

Ovo, Soja, Feijão, Grão, Keffir


Fontes de Vitamina A:

Beterraba, Própolis, Abacate, Água de Coco, Vegetais verdes escuros


Fontes de Vitamina B:

Cogumelos, Vinagre de Maçã, Sardinha, Truta, Castanha-do-Pará


Fontes de Vitamina C:

Frutas vermelhas, Laranja, Limão, Brócolos, Vinagre de Maçã


Fontes de Vitamina E:

Cenoura, Ervilha,


Fontes de Vitamina B12:

Camarão, Sardinhas, Batata-doce


Fontes de Selenium:

Salmão, Arenque, Cavala, Atum


Fontes de Zinco:

Aveia, Algas, Abóbora, Lentilhas


Lembre-se que todos os organismos são diferentes, por isso a melhor solução será sempre marcar uma consulta para garantir um acompanhamento especializado e adequado.

Relembramos que não deve tomar a suplementação sem acompanhamento especializado.

Na Clínica Tâmara Castelo, esperamos por si para traçar um plano de tratamento individualizado e adequado à sua medida.

#oconsultoriodatamara