Buscar

HISTAMINA - Já ouviu falar?

Atualizado: Mar 20

A histamina é produzida pelo nosso corpo, mas está também presente na composição de alguns alimentos que, em pacientes com asma, dermatite, sinusite, renite alérgica, eczema entre outros, não devem fazer parte da alimentação.


Seja qual for a causa da nossa dor, do nosso mau-estar ou desconforto, em primeiro lugar precisamos sempre de entender essa causa. Podemos todos sofrer do mesmo, mas os nossos organismos são diferentes assim como as reações que o nosso corpo tem aos alimentos.

A principal base de tudo é, sem dúvida a alimentação e aqui podemos todos melhorar a forma como comemos para evitarmos sujeitarmos o nosso corpo ao que não lhe faz bem.

A histamina é produzida pelo nosso corpo em situações alérgicas, mas está também presente na composição de alguns alimentos. Corantes alimentares artificiais, particularmente tartrazina, e conservantes, tais como benzoato de metilo, ácido benzóico, benzoato de sódio, butilhidroxianisol, ou BHA, e hidroxitolueno butilado ou BHT são alguns dos químicos presentes nos alimentos que aumentam a quantidade de histamina na sua composição e que devem ser retirados da sua alimentação em caso de asma, dermatite, rinite alérgica, sinusite, eczema entre outros.


Importante reforçar que mesmo retirando estes alimentos da sua alimentação. é fundamental um acompanhamento especializado para garantir a sua segurança e resultados a curto prazo.


Que alimentos devemos evitar para proteger o nosso corpo nestes casos?


Produtos Fermentados

Bebidas alcoólicas, vinagre, produtos de soja, molho de soja, queijos, iogurtes, o chucrute e legumes em conserva.

Doces

Chocolate

Açúcar branco e refinado

Frutos secos:

Amendoins e nozes.

Cereais:

Trigo

Levedura de cerveja

Fruta:

Morangos, laranja, abacaxi, banana, papaia, abacates,

passas, groselhas (frescas ou secas)

Legumes:

Tomate, espinafre, acelgas, pimento, batatas, azeitonas em conserva, beringela e anchovas.

Carne e peixe:

Carnes processadas

Porco e derivados

Sardinhas, cavala, marisco,

Peixe fumado

Ovos (a clara tem um elevado grau de histamina)

Temperos:

Canela, cravo, vinagre, pimenta em pó, anis

caril em pó, noz-moscada.



Lembre-se que todos os organismos são diferentes, por isso a melhor solução será sempre marcar uma consulta para garantir um acompanhamento especializado e adequado.

Na Clínica Tâmara Castelo, esperamos por si.

#oconsultoriodatamara

1,764 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo