Dicas para diminuir a TPM
O estrogénio — uma hormona sexual feminina produzida pelos ovários — é libertada no organismo no início da menstruação e atinge o seu pico máximo na ovulação.
É responsável pelo brilho da pele, tamanho dos seios, pela distribuição da gordura corporal, pela proteção das células nervosas e também pela preparação do útero para a reprodução. É uma hormona fundamental na TPM.
A concentração baixa de estrogénio, nos dias que antecedem a menstruação, tem um impacto grande em todos os sintomas emocionais, já que essa hormona está relacionada com a produção de serotonina.
Quanto menos estrogénio, menos serotonina.
A progesterona - também uma hormona feminina - é produzida a partir da ovulação com a ajuda do corpo lúteo.
Tem como principal função preparar o interior do útero para receber o óvulo fecundado, mas não é a sua única função. A progesterona atua como um ansiolítico natural, aumenta a capacidade do cérebro de regular o sistema nervoso e diminuir sintomas como a ansiedade, a irritabilidade e o stress.
Como viver melhor com a TPM
Quando uma mulher está com TPM, a forma como sente e se vê não é a mesma.
O modo de reagir altera-se e até o tom de voz fica diferente. O corpo não está igual, sente-se muitas vezes mais inchada e gorda, às vezes com dores, a descansar pouco e irritável- o que não é de todo um quadro agradável.
Vamos relativizar? Exprimente!
• Não se leve muito a sério e nem leve tudo a peito;
• Seja paciente consigo e com o seu corpo;
• Adie conversas sérias e decisões importantes, porque claramente não é a melhor altura para ser focada e ponderada;
• Descanse mais neste período do mês porque o organismo está a preparar-se para libertar sangue menstrual e consome muita energia;
Como em quase tudo nesta vida existe luz ao fundo do túnel para mulheres que sofrem de TPM e mais uma vez, a alimentação é a base de tudo:
Falo-vos sempre na importância da alimentação na regulação e equilíbrio orgânico e como é que pode ser utilizada para poder trazer menos desconforto á nossa vida. Com a TPM não é diferente e como sempre é melhor começar com alterações na alimentação.
Em clínica, a primeira alteração que costumo fazer é a introdução dos seguintes alimentos na dieta regular da mulher:
• Repolho, couves-de-bruxelas, brócolos, couve-flor (500 g por semana)
• Sementes cruas: girassol, linhaça, abóbora, sésamo e gergelim (1 colher de sopa por dia)
• Grão-de-bico, lentilhas e feijão (1 colher de sopa por dia)
• Manteiga de amendoim (2 colheres de sopa por semana-— não abuse!)
• Gema de ovo (2 por semana)
• Água (2 litros por dia)
• Bananas (5 bem maduras por semana)
Estes alimentos ajudam a regularizar os níveis de estrogénio e a diminuir os sintomas da TPM.
Lembre-se que todos os organismos são diferentes, por isso a melhor solução será sempre marcar uma consulta para garantir um acompanhamento especializado e adequado.
Na Clínica Tâmara Castelo, esperamos por si.