Buscar

De volta ao seu ciclo natural

A pílula e o DIU são os métodos contraceptivos que mais dividem a mulher e foi sobre este tema que a Dra. Tâmara Castelo falou no passado "O Consultório da Tâmara".

São muitas as dúvidas que as mulheres têm sobre estes métodos e neste artigo vamos falar sobre as mudanças que o corpo sofre quando deixamos de tomar a pílula e sobre a forma como podemos então compensar o nosso organismo.


Quando estamos durante muitos anos a tomar a pílula, quando decidimos suspendê-la, é normal que o nosso organismo se ressinta e isso provoca inúmeras alterações no corpo que começamos a sentir passado, normalmente, duas semanas.

Vamos falar sobre estas mudanças?


Oscilações de peso

A pílula por si, provoca a retenção de líquidos por isso quando a deixamos de tomar, o nosso peso diminui mas por outro lado, como pode ocorrer uma variação de humor, a mulher não consegue controlar o apetite emocional e a vontade de comer doces e tudo isto combinado interfere no peso.

Sintomas de tensão pré-menstrual

É comum existir um aumento dos sintomas de TPM quando retiramos a pílula isto porque os ovários estão novamente a aprender a produzir naturalmente hormonas. Sintomas como irritabilidade, variação de humor, dores de cabeça, imposulsividade, dificuldade em dormir entre outros podem surgir de forma mais intensa.


Dismenorreia (cólicas menstruais)

Sem a acção da pílula, o tecido do útero fica mais espesso e está mais apto para uma gravidez mas quando a mulher não engravida, podem surgir aquelas cólicas intensas e até mesmo um fluxo maior de sangue durante a menstruação.


Alterações no rosto e no corpo

A pílula interfere na saúde da nossa pele devido à produção de testosterona, por isso, quando esta aumenta a nossa pele fica mais sensível e mais susceptível a borbulhas e pontos negros e também a produção de pêlos volta ao normal.

É preciso compreender que estas mudanças são naturais e que só vão melhorar a saúde do seu organismo.


Alterações nos ciclos menstruais

Demora algum tempo até aos ovários se habituarem a produzir hormonas de forma natural e durante este tempo os seus ciclos podem ser irregulares.

No entanto, se ficar mais de dois meses sem menstruação ou se notar que menstrua mais do que três vezes no mesmo mês, deve procurar a ajuda de um profissional para avaliar o funcionamento dos seus ovários.

Aponte os seus ciclos naturais para perceber o ritmo.

O que fazer e o que evitar durante este período de mudança?

Aposte numa alimentação saudável, rica em cálcio, vitamina B6 e magnésio, para ajudar o corpo a equilibrar os níveis de hormonas e eliminar toxinas. Pratique exercício físico física para melhorar a circulação, queimar de gordura e regular o seu apetite.


Alimentos a evitar:

Carnes vermelhas;

Alimentos processados;

Lacticínios;

Açúcares;

Cafeína;

Álcool;

Alimentos fritos;


O que consumir mais:

Abacate, Banana, Melão, Açaí, Cacau, Azeite, Linhaça, Sementes de Girassol, Brócolos, Couve-flor, Repolho, Batata-doce, Grão, Arroz, Gengibre;



Sobre Ciclos Naturais

Para controlar os ciclos de uma forma natural, é importante termos atenção a quatro fatores:

  • Temperatura Basal

  • Muco Cervical

  • Testes de Ovulação

  • Diafragma

Todos estas técnicas só produzem efeito quando combinadas. Cada uma tem a sua função e pode parecer difícil, mas com o passar do tempo vai aprender a conhecer o seu ciclo.

Na página de Instagram da Dra. Tâmara Castelo, pode encontrar no IGTV uma série, com quatro episódios, dedicada a estas ferramentas que nos permitem conhecer o nosso ciclo natural.

Veja aqui a série.




Detox de Carga Hormonal

Deixamos aqui um plano para a ajudar a realizar um detox da carga hormonal, quando deixa de tomar a pílula:


Detox 1 - Fígado

1L de Chá de dente de Leão por dia, durante 15 dias

(1L de água + 2 colheres de sopa de folhas de chá)


Quando terminar os quinze dias, aguarda três dias e inicia a limpeza dos rins.


Detox 2 - Rins

Durante 7 dias beba 1 Litro de Chá de Cavalinha

(1L de água + 2 colheres de sopa de folhas de chá)


Depois destes sete dias, faz uma pausa de mais sete dias e dá início à limpeza do útero.


Detox 3 - Útero

Aqui pode escolher entre chá de Artemísia, Folha de Framboesa ou Amora, Vitex.

Durante 7 dias, beba por dia 1L de chá.

(1L de água + 2 colheres de sopa de folhas de um destes chás)


Lembre-se que todos os organismos são diferentes, por isso a melhor solução será sempre marcar uma consulta para garantir um acompanhamento especializado e adequado.

Na Clínica Tâmara Castelo, esperamos por si.

#oconsultoriodatamara

453 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo