INSÓNIA

A insónia é um distúrbio de sono que se caracteriza por dificuldades em adormecer ou manter a latência do sono pelo tempo desejado. Trata-se de um distúrbio que afeta profunda- mente o nosso organismo física e emocionalmente. 

        ›  Ansiedade em relação à hora de dormir;

        ›  Esquecimentos frequentes;

        ›  Irritabilidade;

        ›  Flutuações de humor;

        ›  Falta de criatividade;

        ›  Dificuldade em encontrar soluções para pequenos
problemas;

        ›  Tensão corporal e, por vezes, maxilar;

        ›  Afeções digestivas.
Então, o que posso fazer se sofer de insónia?
A primeira coisa a fazer é não desesperar. A ansiedade de adormecer apenas provoca mais insónia. E como pode controlar a ansiedade? Através de exercícios para dormir e rotinas de sono.
Plano de ataque à insónia
A planificação e a rotina são importantes para combater a ansiedade e a insónia.
Exponha-se à luz (e à escuridão) o mais possível.
Já sabemos que o ciclo circadiano ajuda na regulação do nosso sono e sabemos que a luz e a escuridão regulam o ciclo, por- tanto, de dia, aproveite a luz matinal o mais possível: apanhe 5 minutos de luz direta de manhã, abra os cortinados e ponha a sua casa o mais luminosa possível.
De noite, faça exatamente o oposto: transforme a sua casa num refúgio escuro e tranquilo, recorrendo inclusivamente a velas em vez de candeeiros; diminua o brilho e luz da sua televisão para o mínimo possível, promova um ambiente íntimo com luz ténue para si e para a sua família. Isso vai fazer com que o seu cérebro comece a desligar os botões suavemente, um a um, criando um ambiente interno de relaxamento que culminará com o adormecimento.

 

Acordar durante a noite uma ou mais vezes; 

Acordar e sentir imediatamente uma sensação de cansaço; 

Sonolência diurna;
Falta de concentração; Dificuldade em adormecer; Dores de cabeça; 

Existem dois tipos de insónia: 

        ›  Insónia relativa: quando temos dificuldade em adorme- cer ou em manter um sono profundo e reparador. Esta insónia está diretamente relacionada com a ansiedade e o stress;

        ›  Insónia absoluta: quando não dormimos por um longo período ou não conseguimos adormecer logo ao início da noite. Esta insónia está mais relacionada com ataques de pânico e eventos traumáticos, fazendo com que a nossa mente crie uma resistência ao sono. 

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